terça-feira, 4 de dezembro de 2007

O impacto das reformas de Camarada Chaves

O camarada Hugo Chaves, sofreu um grande golpe em sua jornada rumo ao que chama, com termo que cunhou como o "Socialismo do século 21", ao ser derrotado no plebiscito sobre a reforma constitucional, que previa, entre outros, a possibilidade de reeleição por indeterminados pleitos.No plebiscito sobre a reforma constitucional, o presidente venezuelano amargou 44% de abstenção ¹.A Venezuela é um país que, ao contrário de seus vizinhos sul-americanos e graças as suas reservas naturais, tem sua economia baseada na atividade petroleira (um terço do PIB e 80% das exportações) ², tendo o setor econômico não petrolífero relativamente fraco.Este desponta com uma inflação próxima a casa dos 30% ³. Chaves governa como um déspota, se utilizando de seu poder ao seu modo, mergulhando a Venezuela em uma névoa de desconfiança e incerteza política. A derrota da propósta de reforma constitucional mostra uma oposição de certo modo organizado, com maciça participação da classe estudantil, o que, de certo modo, leva por terra abaixo a idéia de massivo apoio popular a causa de Chaves. A pergunta é "Até quando a Venezuela (e a América do Sul) suportara Chaves?"


Boa semana a todos


Vinicius


1-http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL202831-5602,00-CHAVEZ+NAO+PODE+MAIS+DIVIDIR+A+VENEZUELA+DIZ+OPOSICAO.html
²- http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?c=ve&v=65&l=pt
³- https://www.cia.gov/cia/publications/factbook/

Um comentário:

Poeta Idealista disse...

Essa expressão chavista foi altamente infeliz! Embora eu acho que a mídia abuse da má imagem que faz de Hugo Chavéz, essa reforma era realmente absurda; Acho que mais uma vez é provada o peso que a Educação exerce sobre a ignorância. Como na República Velha, o coronelismo usava e abusava da ignorância dos cidadãos para fazer deles eleitores "pobres" e mal-informados. E um eleitor, digamos, "mal-informado", é um favor para a corrupção e o oportunismo.


PS: Será que vocês poderiam fazer um post sobre a crise imobiliária americana? esse assunto está em pauta, mas ainda não consegui ler um bom texto sobre isso, além da precária matéria da VEJA sobre o Bric. Enfim, é só mais uma sugestão para futuros posts.
PS²: tenho que agradecer, atrasadamente, à equipe pelo post da privatização da Vale. Devido à ele, pude argumentar no pré-vestibular e ganhar um belo elogio do professor de Geografia. E acreditem, aquele ali não elogia ninguém.
=)